SHOW COM DIDIER LOCKWOOD! Em Setembro

DIDIER LOCKWOOD e RICARDO HERZ

Ano da França no Brasil 2009

O show dos violinistas Didier Lockwood e Ricardo Herz explora ao máximo os limites do violino na música popular. Didier, o francês consagrado mundialmente por seu estilo, que vai do jazz ao manouche, do pop à chanson française, e o premiado jovem brasileiro Ricardo Herz que, tendo estudado a música erudita e o jazz, há dez anos vem explorando e recriando no violino diversos estilos da música brasileira, desde o forró, choro e samba ao maracatú, frevo e valsas brasileiras.

A junção deste dois talentos, de escolas e gerações diferentes, mostra o que de melhor há na mistura França – Brasil. Nesta turnê o duo tocará no MIMO, em Olinda, em show que contará com a participação de Siba, Antonio Nobrega, Renata Rosa e Seu Luiz Paixão. Após shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, seguem para Três Pontas, onde participam da homenagem a Milton Nascimento e Wagner Tiso no Festival de Músicas do Mundo. Durante a turnê serão realizadas imagens para o documentário “Les Violons du Monde”, dirigido por Romain Pomédio e supervisionado pelo renomado diretor Tony Gatlif.

[singlepic id=73 w=200 h=150 float=left]Didier Lockwood começou a tocar com 6 anos de idade e ganhou diversos prêmios ainda na adolescência. Inspirado por mestres do blues e do jazz como Coltrane, Monk, Ayler, Hendrix, entre outros, e pelas músicas étnicas dos 4 cantos do mundo, Lockwood mostra seu estilo ousado. Nos anos 70, passa a usar o violino eletrificado, influência de Jean-Luc Ponty. Nesta época integra o grupo Magma , que o alavancou para uma carreira internacional de sucesso. Apadrinhado pelo lendário Stéphane Grapelli, Didier toca no Carnegie Hall aos 21 anos e se lança como solista reconhecido no mundo todo, tocando com Miles Davis, Lenny White e Marcus Miller no Blue Note, e fazendo parcerias com Dave Brubeck, os irmãos Marsalis e Herbie Hancock.

Com mais de 3000 show registrados, 30 discos e várias turnês mundiais, hoje Didier continua compondo e se apresentando, além de liderar o Centre des Musiques Didier Lockwood na França e de fazer diversas trilhas sonoras para cinema e televisão.

[singlepic id=44 w=200 h=150 float=right]Vencedor do Júri Popular e 3º colocado do Prêmio Visa 2004 (edição instrumental), o paulista Ricardo Herz tem uma sólida formação acadêmica e atuação tanto na área da música erudita como popular. Estudou na Berklee College of Music em Boston, EUA e no Centre des Musiques Didier Lockwood em Paris, França, onde hoje ensina música brasileira. Vivendo em Paris desde 2002, o violinista, compositor e arranjador tem se apresentado em casas de show e festivais de prestígio na Europa e no Brasil. Herz tem 3 CDs lançados: “Violino Popular Brasileiro” foi gravado em 2004 com direção musical de Hamilton de Hollanda.

“Brasil em 3 por 4” (2007) é dedicado às valsas consagradas da MPB, com arranjo para solos, duos, trios e quartetos para violinos, todos realizados por ele. Em 2009 lança “Ricardo Herz para Crianças”, com um repertório do folclore infantil brasileiro. Na Europa, Herz apresenta seu trabalho solo com um quarteto e também integra os grupos “Tekere”, “Orquestra do Fubá” e “Terça-Feira Trio”.

Documentário “Les Violons du Monde”

Durante sua passagem pelo Brasil, Lockwood filmará parte do documentário supervisionado pelo diretor Tony Gatlif, “Les Violons du Monde” (Os violinos do mundo). No filme, Lockwood dá uma volta pelo planeta encontrando músicos que usam o violino e suas inúmeras variações na cultura popular de diversas regiões. O documentário já passou pela África e tem imagens impressionantes feitas no Burkina-Faso, já disponíveis na internet. No Brasil, Ricardo Herz será o anfitrião de Lockwood e o apresentará a rabequeiros do nordeste, a jovens violinistas no Rio e a uma roda de choro com feras do improviso em um boteco paulistano. O filme, co produzido por Romain Pomédio, também passará pelo Caribe, Oriente Médio, Europa Oriental, EUA e Ásia. Les Violons du Monde tem estréia prevista para 2011.

Veja imagens do filme “Violons du Monde” no Burkina Faso

TURNÊ Didier Lockwood e Ricardo Herz – Ano da França no Brasil 2009

Formação:
Didier Lockwood – violino
Ricardo Herz – violino
Pedro Simão– violão
Pedro Ito – bateria
Meno Del Picchia – baixo


Mais informações:
www.ricardoherz.com.br
www.didierlockwood.com

Realização: Scubidu Prods. – www.scubidu.com.br

SHOWS:

02/09: João Pessoa/PB

03/09: Festival Mimo – Olinda/PE

04/09: Auditório Ibirapuera – São Paulo/SP

05/09: Auditório Ibirapuera – São Paulo/SP

06/09: Espaço SESC- Rio de Janeiro/RJ

11/09: Projeto Minas ao Luar – Belo Horizonte/MG

12/09: Homenagem a Milton Nascimento e Wagner Tiso – Três Pontas/MG

Repertório do Show:

Os dois violinistas terão um momento para apresentar as suas especialidades: Ricardo Herz interpretará composições próprias e clássicos da música brasileira, passando por variados ritmos nacionais, como o forró, choro, samba, valsa, ijexá, de autores como Pixinguinha, Edu Lobo, Chico Buarque etc. O Francês Didier Lockwood apresentará um vasto repertório de standards de jazz e composições de sua autoria. O discípulo de Grapelli, tocará musicas de autores americanos e do típicamente francês “jazz manouche” (jazz cigano) indo de Duke Ellington à Django Reinhardt.
Numa terceira parte, os dois se encontrarão no palco para uma explosiva mistura, juntando o jazz à música popular brasileira.

Assessoria de Imprensa do Ano da França no Brasil: Entrelinhas Comunicação
Contatos: (11) 3066-7700 e
franca.br2009@entrelinhas.net
As fotos também estão disponíveis em http://www.flickr.com/photos/francabr2009/e os vídeos, em http://www.youtube.com/francabr2009


« França.Br 2009 » l’Année de la France au Brésil (21 avril – 15 novembre) est organisée :
En France : par le Commissariat général français, le Ministère des Affaires étrangères et européennes, le Ministère de la Culture et de la Communication et Culturesfrance.
Au Brésil : par le Commissariat général brésilien, le Ministère de la Culture et le Ministère des Relations Extérieures.

« França.Br 2009 » Ano da França no Brasil (21 de abril a 15 de novembro) é organizada :
Na França : pelo Comissariado geral francês, pelo Ministério das Relações exteriores e européias, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação e por Culturesfrance.
No Brasil : pelo Comissariado geral brasileiro, pelo Ministério da Cultura
e pelo Ministério das Relações Exteriores

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s