Oficina de música de Curitiba (post atrasadíssimo)

Oi Pessoal! Tudo bem?

Demorei muito pra falar da oficina de Curitiba desse ano…  Agora já passaram 15 dias desde o final e a coisa já esfriou um pouco da memória. Mas a oficina foi, mais uma vez, mágica. Pra quem nunca ouviu falar, entrem no site deles. Eles tem um site e um blog:

http://www.oficinademusica.org.br/

http://oficinademusicadecuritiba.blogspot.com/

O projeto é incrível. Dura um mês, com aulas, concertos, shows e muita atividade cultural da mais alta qualidade. Eu participei da oficina de MPB, que durou do dia 21 ao 31 de janeiro. Nesses dez dias, dei aulas de manhã e à tarde e participei de vários shows de professores e colegas. Assisti muita coisa incrível e conheci um monte de super músicos.

Um dos lados mais legais da oficina é esse, dos professores comerem sempre juntos e ficarem no mesmo hotel. Nesse ano estavam dando aulas amigos antigos como o Edu Ribeiro, de bateria, o Gabriele Mirabassi, de clarinete e eu conheci melhor gente que eu ja tinha cruzado, como o Fábio Torres, piano e o André Vasconcelos, baixo. Só gente incrível, gente boa e talentosa, que depois de 10 dias de cafés da manhã, almoços, concertos, cervejas e muita canja juntos, viram irmãos! Vários que eu nunca tinha visto tocar e fiquei de queixo caído, como o Paulo Braga, o João Paulo Amaral e o Weber Lopes, que fizeram um show inesquecível, juntos e individualmente… Toquei e alguns shows. Com o trio do Edu Ribeiro, Fabinho e André, eu toquei o meu arranjo do Cravo e Canela, do Milton Nascimento. Eu participei, junto com o Mirabassi, com o Fabio Torres e a Ju Cortes do show do Dante Ozzetti, também, que foi super legal. Claro que eu vou esquecer de falar de alguém aqui… por que era tanta gente boa que eu posso ficar incluindo links aqui pra sempre…

Só vou falar de mais um show que foi uma honra participar  e acho que ainda vai dar música! Foi o show do Alessandro Kramer (acordeon) , no teatro da Caixa, com o Glauco Solter (grande baixista curitibano e um dos organizadores da oficina!), com o Indrigo Bettega e também com a participação do Julio Herrlein,  Chumbinho, no violão. O Alessandro Kramer é um super acordeonista gaúcho que mora no Rio. Eu já tinha encontrado com ele no Prêmio Visa, mas nunca tocado de verdade. Esse show acho que foi um ótimo começo. Foi bem correria. Uma música a gente pegou meia hora antes do show, uma composição dele que eu não lembro o nome, mas essa acho que foi a mais bonita! É por isso que eu digo que a Oficina de Curitiba é um momento mágico. Se não fosse ela, eu não teria talvez nunca tido a oportunidade de conhecer musicalmente essas pessoas e agora que eu conheci, foi quebrado um gelo. Bem provável que a gente toque de novo juntos (pelo menos, vontade não falta!).

Nível dos Alunos!

Os alunos desse ano também foram de mais! Como foi a segunda vez que eu fui, eu tava mais à vontade nas aulas também e tinha organizado melhor o programa, focalizando bastante no rítmo, que pra mim é o principal. O legal desse ano é que tinha muita gente que já tocava música popular, o que é um incentivo pra todo mundo que tá lá. Uma das coisas mais difíceis de tocar violino popular é que a gente se sente meio perdido no mundo. Estar numa classe com um monte de colegas é um incentivo a continuar, a não desistir. A gente vê que é possível fazer e toca pra frente. Por isso que pra mim foi tão importante sair do Brasil e conhecer gente que tocava pra caramba (violino popular), tanto nos EUA como na Europa. Eu me sinto feliz que isso também pode acontecer agora também no Brasil. O pessoal gostou tanto disso que eles combinaram de criar um yahoo grupos  de violinistas de MPB pra trocar idéias pela internet. Assim que for criado eu posto aqui, beleza?

Bom pessoal! Vou indo… Eu acabei de voltar de Moscou e  assim que eu baixar as fotos, posto um textinho aqui…. Foi ANIMAL! Uma primeira vez de várias, na Rússia, acho!

Aqui abaixo coloco algumas fotos de Curitiba. Eu, besta, não levei maquina, mas copiei umas fotos do Flickr da Oficina.

[nggallery id=7]

Deixe um comentário

